sexta-feira, dezembro 29, 2006

O GOVERNO É AMIGO...


Ora toma...e Feliz Ano Novo.
Sim, caros amigos; motivos para essa tão ansiada felicidade não nos vão faltar. Tomem pois nota de alguns dos “felizes” AUMENTOS com que os “nossos” (chiça!!) governantes (é eufemismo, claro...) nos vão distinguir, já a partir de Janeiro, segundo divulgavam hoje os jornais, em detalhe:

Electricidade – mais 6 %
Gasolina – mais 2,5 cêntimos por litro
Rendas de casa – mais 3,1 %
Serviços Postais Reservados – mais 1,8 %
Comparticipações em medicamentos – menos 1 a 5 %
Transportes Públicos (passes?) – mais 2, 1 %
Tabaco – mais 25 cêntimos
Taxas Moderadoras – entre 5 a 10 %
Pão ( previsão segundo as notícias de hoje ) – mais 20 por cento

Salários e Pensões:

Função Pública –
Salarios aumentam 1,5 %
Pensões- mais 2,5 % a 1,5 %. Congeladas acima de 2.315,4 E

Reformas – Regime Geral-
Mínimas – mais 3,1 %
Restantes - ficam entre 2,4 % e 3,1 %
Salário Mínimo – mais 4,43 % ( passa de 385, 9 para 403 euros )

Gostaram? E fizeram as contas? Brrrrrr !........
Como dizia o grande escritor argentino, Jorge Luis Borges, ”um dia mereceremos não ter governos."...
Mas, até chegar o dia, vamos suportando as medidas unidireccionais dos “pequenos deuses caseiros” (assim escreveu António Gedeão) reis dos fatos cinzentos, das gravatas Hermès, dos almoços de "trabalho" (eheheh) e das duas secretárias por assoalhada, além do inevitável BMW preto, série 5, com motorista incluído.
E tão nossos amigos que são os Governos!...
Governos que não se cansam de NOS alertar para os sacrifícios que NÓS temos de fazer por causa da situação económica do país...
Desculpem se escapou alguma coisa:
Mas quem, SE NÃO OS GOVERNOS QUE TEMOS TIDO, conduziu o país a esta situação ?
E agora, nos tempos que vão correndo, ar compungido, têm o desplante de pedir sacrifícios, sobretudo à classe média trabalhadora, aos reformados e pensionistas, aos professores, aos electricistas e ofícios correlativos, aos camponeses, soldados e marinheiros (onde raio já ouvi isto?...) e até à Dona Guiomar, ex-empregada de servir em Viana do Sabugal.(A senhora que me desculpe a ironia...)
Sacríficios ? Chiça!! Mas sempre aos mesmos????...
Não sabem onde encontrar significativas e substanciais verbas, das que fariam grande jeito aos cofres do Estado? Eu ajudo:

-Então e as dívidas, de milhões e milhões de euros, dos clubes de Futebol, ao Fisco e à Segurança Social ? Que se saiba, ainda não foram liquidadas, desde o célebre Totonegócio. E porque razão ninguém falou mais no assunto?
-Então e os muitos milhões de crédito mal parado?
-Então e as quase 50 por cento das empresas que declaram apenas prejuízos?(coitadinhas)
-Então e os milhares de outras que, para beneficiarem de vantagens fiscais, registaram a sede na Madeira e em vários outros paraísos fiscais?
-Então e a dívida monumental, dessa mesma região, ao Orçamento do País?...
-Então e os milhões de profissionais liberais (não todos, claro..) que declaram ganhar apenas (coitadinhos também) ordenado mínimo ?
-Então e as empresas no sector da banca e dos seguros, por exemplo, com lucros astronómicos e sem tributações correspondentes ?
(Vejam só os resultados do primeiro semestre deste ano: Para o BES a subida constituiu um recorde: 34 por cento em relação a igual período de 2005.
Por sua vez os lucros do BCP subiram 31 por cento, os do BPI aumentaram 39 por cento e os do Santander Totta 25,4 por cento; tudo isto, igualmente, em comparação com o primeiro semestre do ano passado. Na origem de tão bons resultados, dizem os bancos, estão as comissões, a actividade internacional e a eficiência de gestão. Claro. Disso ninguém duvida...)
-Então e os ordenados e as mordomias totalmente imorais (no valor de muitos milhões...) das administrações e direcções de inúmeras empresas públicas???
-Então e os serviços de saúde e comparticipações a deputados, ministros e secretários de Estado, governantes e ofícios correlativos, autarcas e respectivos familiares ? Também vão ser “abatidos à carga” como a Caixa dos Jornalistas e outras, por exemplo?
-Então – dado que agora a urgência é poupar, poupar, poupar - já se imaginou os milhões que seriam poupados se acabasse a descomunal frota de automóveis de luxo ao serviço de ministros, secretários de Estado, chefes de gabinete e adjuntos, consultores, deputados, autarcas, directores-gerais, bem como de administradores, directores, sub-directores e coordenadores de empresas públicas e outras instituições do Estado?
-Então e o que igualmente é desperdiçado, em certas empresas estatais, com “toneladas" dos tais carros de luxo, e não luxo, atribuídos a quadros altos, médios, pequenos e assim-assim, que quase dão mais despesa que propriamente as frotas de operações e trabalho ?...
Obviamente que, nas situações acima referidas, bastaria apenas um carro de "prestígio"; e só para os Ministérios. O resto, ou se mudava a lei para acabar de vez com tais luxos em tempo de crise (então não querem austeridade e sacrifícios?...) ou não haveria carros de "serviço" acima dos 10.000/15.000 euros!... (ahahah). Vá lá coragem ! Não andam sempre a falar nos exemplos dos países nórdicos?...
-Então e as fortunas que o Estado anda a pagar, nesses mesmos sectores, em faustosas mordomias para cartões de crédito, subsídios de representação, vestuário, alimentação, deslocação, transportes, decoração sempre renovada de gabinetes, etc, etc ?
-Então e a despesa colossal (construção incluída) com os malfadados DEZ novos estádios de futebol? É que, segundo foi publicado nos jornais e nunca desmentido, o estádio de Leiria, por exemplo, custou 80 milhões de euros, mas os próximos 20 anos serão assinalados por uma dívida de 600 mil euros mais um milhão só em custos anuais de manutenção; e em Coimbra, o estádio será pago nos próximos 20 anos em "suaves prestações" de DOIS milhões de euros; e o estadio de Braga, que custou mais 100 por cento que o previsto, afinal só dá para a prática do futebol; e o estádio do Algarve, hoje paraíso de ervas daninhas, podridão, corujas e sem-abrigo, custou 66 milhões de euros e paga 600 mil euros anuais só de dívidas à banca.
E todos se recordam que, para cúmulo, ainda tivemos de pagar mais um centro de estágio, para a selecção de futebol, construido na zona de Évora!. Não havia em Évora unidades hoteleiras dignas dos meninos da selecção? Claro que havia e há. E de altíssima qualidade, como se sabe.
Não havia já Centros de Estágio que chegassem para as encomendas ? Já não serviam os magníficos Centros do Sporting? do Benfica ? do FC Porto e muitos mais? Já não serviam, caso fosse preciso, as unidades hoteleiras de Óbidos ou do Algarve??...
Estão a ver onde afinal se poderia ir “buscar” o dinheiro?
Por favor não nos façam de parvos!
Não está em causa, nem poderia estar, o esforço global do país para dar a volta aos problemas económicos. Mas não com dois pesos e duas medidas, como parece acontecer actualmente.
E pronto. Tenho dito.

2 Comentários:

Blogger Maura Teodora Sousa disse...

Excelente ...

Descanse .. têm o meu voto!


:-) .........

4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Força! Só se perdem as que passam ao lado! Os jornais é que deviam publicar este seu magnífico historial da poupança! Mas os compromissos ataram-lhes as mãos.
Ed. Salvador. Leiria.

2:46 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial