sábado, dezembro 08, 2007

SIMPLEX...




CIMEIRA EURO-AFRICANA, sexta-feira, dia 7 (notícia semanário SOL/agência) LUSA)

*"As trocas de nomes e de cargos e as ausências temporárias do protocolo foram uma constante ao longo da cerca de hora e meia que demorou a chegada das diferentes delegações ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa.
*O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português cumprimentou dirigentes políticos que não foram anunciados ou surgiram trocadosSob a conhecida pala do arquitecto português Siza Vieira chegaram numerosas viaturas e autocarros de turismo de luxo, que, nalguns casos, transportavam apenas meia dúzia de passageiros, alguns deles chefes de estado, como aconteceu com o Presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes.
*Inicialmente, poucos ou nenhuns eram os jornalistas que conheciam as caras dos convidados e o protocolo de Estado português só começou a anunciar os nomes cerca de meia hora mais tarde, altura em que o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português, João Gomes Cravinho, compareceu na sala de entrada do pavilhão, com uma ala destinada aos fotógrafos, para receber os visitantes.
*Por vezes desorientado face à falta de informação, Gomes Cravinho ria-se juntamente com os repórteres fotográficos, que, insistentemente, lhe pediam que apertasse as mãos aos convidados de frente para as câmaras, o que raramente aconteceu, dado a velocidade a que entravam.
*Nalguns casos, o governante português, que, de mãos atrás das costas, deambulava para trás e para a frente, desconhecia mesmo quem cumprimentava, uma vez que o membro do protocolo, que surgia rapidamente e desaparecia ainda mais depressa, se esquecia ou não estava presente para anunciar o visitante.
Tal, porém, era desnecessário quando surgiam algumas caras mais conhecidas, como no caso dos presidentes zimbabueano, Robert Mugabe, a quem Gomes Cravinho apertou a mão sem que o mais polémico chefe de estado presente na cimeira de Lisboa o olhasse de frente.
*Depois de cumprimentarem Gomes Cravinho, os participantes na cimeira entraram na sala da recepção, vedada aos jornalistas, onde foram recebidos pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, e pelo Presidente do Gana, John Kufuor, ambos na qualidade de presidentes em exercício da União Europeia e da União Africana, respectivamente.
*Impossibilitados de confirmar os nomes de todos os políticos africanos e europeus menos conhecidos ou mediáticos, os jornalistas tentavam perceber quem chegava, sem que o protocolo, que prometera uma listagem com as caras e cargos dos diferentes dirigentes dos dois continentes, pudesse ajudar. Entre os mais conhecidos, e além Mugabe e de Fradique de Menezes, este último bastante animado, entraram sucessivamente o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, e os presidentes da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, do Gabão, Omar Bongo, de Moçambique, Armando Guebuza, do Sudão, Omar El-Bashir, e da Guiné-Bissau, João Bernardo Nino Vieira, curiosamente a última personalidade a chegar à recepção, quando Gomes Cravinho tinha já abandonado o seu lugar «para comer um croquete».
Lusa / SOL

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial