segunda-feira, dezembro 10, 2007

SÓ À MARTELADA...




Já viram as imagens da nova estratégia para promover Portugal no mundo?


O plano foi hoje apresentado oficialmente, com parola pompa e patética circunstância. Vi na televisão a reportagem e não há, obviamente, nada a dizer quanto à ideia; desde que acabem, entre muitas outras pragas há muito conhecidas, com certos hábitos taxistas de, tendo estrangeiros a bordo, fazerem uns demorados "desvios" estratégicos nos percursos entre aeroportos e hotéis. Aqui temos pois, de resto, uma excelente maneira de receber os turistas e demais "partners", afinal os alvos da promoção...
Mas totalmente desconexos com as afirmações do Sr. ministro da Economia (essa figura que muitos já temiam ter porventura desaparecido em combate...) são os cartazes promocionais! Fala o homem que a campanha vai transmitir uma nova imagem de Portugal, cheia de modernidade, dinamismo e energia, alegria e juventude e que vemos nos cartazes? Pelos menos naqueles que a televisão hoje mostrou e, ainda por cima, ao som do "fado da desgraçadinha" narrando mil tragédias e cataclismos ?
Isto:
De Cristiano Ronaldo a Mariza, de Mourinho a Vanessa Fernandes e a uma jovem investigadora (arranjada por certo à última hora para o indispensável toque intelectual/científico) nem um ou uma sequer, NEM UM OU UMA, repito, teve instruções superiores para sorrir!...
Nada.
Nem um sinal disso, por leve que fosse. Estão todos com uma cara desgraçada, cara de chateados que nem uns perús, como se lhes tivessem caído em cima todas as desgraças do mundo!...( bem que vivem em Portugal, ou vêm muitas vezes até cá, caramba! Por isso a malta aqui até entende aquelas carantonhas...) Mas ou eu ouvi mal, ou o ministro e demais acompanhantes diziam que agora sim, iriamos "vender" alegria, dinamismo, juventudo, modernidade?
Assim? Com aquelas caras de enterro?
Ou a campanha não é esta...ou o ministro não é este!..

Blogger AR said...

Há normas que tutelam o consumidor, também em relação a publicidade enganosa/mentirosa. Que seria se a imagem de Portugal lá fora fosse a de um país extrovertido, bem disposto, optimista, e os turistas percebem depois - tarde demais para pedir reembolsos - que não é bem assim? É que lá fora há Tribunais que julgam mesmo e depressa. Capaz de ser o Estado Português condenado em alguma indemnização que arruinasse o défice tão certinho que temos/pagamos.
Nada melhor, portanto, que publicitar o país com aquelas carantonhas. Os turistas que venham, mas não ao engano.

12:12 PM

1 Comentários:

Blogger AR disse...

Há normas que tutelam o consumidor, também em relação a publicidade enganosa/mentirosa. Que seria se a imagem de Portugal lá fora fosse a de um país extrovertido, bem disposto, optimista, e os turistas percebem depois - tarde demais para pedir reembolsos - que não é bem assim? É que lá fora há Tribunais que julgam mesmo e depressa. Capaz de ser o Estado Português condenado em alguma indemnização que arruinasse o défice tão certinho que temos/pagamos.
Nada melhor, portanto, que publicitar o país com aquelas carantonhas. Os turistas que venham, mas não ao engano.

12:12 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial