quinta-feira, outubro 16, 2008

OLHEM SÓ ONDE O ESTADO PODE POUPAR:


De um habitual colaborador deste blog (perfeitamente identificado) recebemos uma curiosa e certeira lista de situações (que o governo bem conhece) onde, de facto, o Estado sempre podia ir buscar alguns milhões.
"**-Como estão as dívidas de milhões e milhões de euros, dos clubes de Futebol, ao Fisco e à Segurança Social? Já foram todas liquidadas desde o célebre Totonegócio? E porque razão ninguém falou mais no assunto?
**-E os muitos milhões de crédito mal parado?
**-E UM MILHÃO de euros (notícia de ontem e não desmentida na TVI pelo ministro da Economia enquanto fugia do repórter) que o governo decidiu pagar, a um fotógrafo estrangeiro, por SEIS fotografias sobre Portugal?
**-E as quase 50 por cento das empresas que andaram anos a declarar apenas prejuízos?
**-E os milhares de outras que, para beneficiarem de vantagens nos impostos, registaram as sedes em paraísos fiscais?
**-E os milhões de profissionais liberais (não todos, claro..) que declararam ganhar apenas (coitadinhos) ordenado mínimo ?
**-E as empresas no sector da banca e dos seguros, por exemplo, com lucros astronómicos e sem tributações correspondentes ?(Vejam só, por exemplo, os resultados do primeiro semestre de 2006: Para o BES a subida constituiu um recorde: 34 por cento em relação a igual período de 2005. Por sua vez os lucros do BCP subiram 31 por cento, os do BPI aumentaram 39 por cento e os do Santander Totta 25,4 por cento; tudo isto, igualmente, em comparação com o primeiro semestre do ano anterior. Na origem de tão bons resultados, diziam então os bancos, estavam as comissões, a actividade internacional e a eficiência de gestão. Claro. Disso ninguém duvida...)
**-E os ordenados e as mordomias, no valor de muitos milhões, de administrações e direcções de inúmeras empresas públicas???
**-E os milhões que seriam poupados se acabasse a descomunal frota de automóveis de luxo ao serviço de ministros, secretários de Estado, chefes de gabinete e adjuntos, consultores, deputados, autarcas, directores-gerais, bem como de administradores, directores, sub-directores e coordenadores de empresas públicas e outras instituições do Estado?
**-E o que igualmente é desperdiçado, em certas empresas estatais, com “toneladas" dos tais carros de luxo e não luxo, atribuídos a quadros altos, médios, pequenos e assim-assim, que quase dão mais despesa que propriamente as frotas de operações e trabalho ?...
Obviamente que, nas situações acima referidas, bastaria apenas um carro de "prestígio", e só para os Ministérios. O resto, ou se mudava a lei para acabar de vez com tais luxos, ou, em tempo de crise não haveria carros de "serviço" acima dos 10.000/15.000 euros!... (ahahah). Vá lá coragem ! Não andam sempre a falar nos exemplos dos países nórdicos?...
**-E as fortunas que o Estado anda a pagar, nesses mesmos sectores, em faustosas mordomias para cartões de crédito, subsídios de representação, vestuário, alimentação, deslocação, transportes, decoração sempre renovada de gabinetes, etc, etc ?
**-E as Câmaras Municipais que, COM O MUNDO EM CRISE e Portugal à rasquinha, contratam "artistas da canção", de primeira, segunda ou sétima categoria, a muitos milhares de euros (veio tudo nos jornais na semana passada) para festas municipais? FESTINHAS DAS CÂMARAS? COM O PAÍS EM CRISE? CUSTANDO MILHÕES? COM O DINHEIRO DOS MEUS IMPOSTOS? MAS QUEM AUTORIZOU USAREM O MEU DINHEIRO PARA PAGAR A ESSES "ARTISTAS" ? QUE ESCÂNDALO É ESTE????
Vá lá...ESTADO..mostra que tens coragem e verdade nisto tudo..."
(N.N.)

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

sexta-feira, outubro 10, 2008

MAS QUE RAIO!...


Alguém me explica por raio é que eu aqui, em Vila Real ou em Leiria, Alcains ou Lisboa, em Corroios, Évora, Castro D´Aire ou Loulé, Ponta Delgada ou Machico, tenho de pagar a mais boçal incompetência de uns milhares de desequilibrados financeiros norte-americanos (e não só...) alapados em Wall Street. E quem diz Wall Street diz Rua dos Fanqueiros...
Afinal onde estão os inúmeros gajos de quem tanto se fala? Que lugares ocupavam e ocupam nas empresas e grupos responsáveis pela hecatombe? Alguém os viu serem todos presentes a tribunal? Já foram denunciados nome por nome, fortuna por fortuna, empresa por empresa, corporation por corporation, tanto pelas autoridades internacionais como pelas dos países de origem? Têm a foto patente na internet? O historial de anos e anos a brincar ao monopólio com o dinheiro dos outros está relatado nos jornais? Vão ser obrigados, eles sim mais os seus grupos financeiros, a pagar por tudo isto do próprio bolso mega bilionário?
Mas afinal...que merda é esta?....


(contributo de PFM):
Aqui vai um link para o NYT (The New York Times)
Interessante artigo; deveria ser traduzido e publicado nos jornais portugueses. Depois de ler, ficamos a saber como tudo começou e o porquê de estarmos nesta situação de crise global…

http://www.nytimes.com/2008/10/09/business/economy/09greenspan.html?_r=1&sq=rubin&st=cse&oref=slogin&scp=2&pagewanted=print



Etiquetas: , , , , ,

quinta-feira, outubro 02, 2008

MOITA FLORES


Por favor, não haverá por aí quem possa oferecer uma estação de televisão, já toda completa e equipada, aquele senhor, o senhor Moita Flores, que não larga as pantalhas das operadoras já existentes (agora lá conseguiu contrato chorudo com a SIC) comentado tudo quanto é crime, assalto, desvio, envio, ameaça, grito, sacão, puxão ou perda de carteira, escrevendo também novelas, séries, telefilmes e sei lá que mais? O homem, coitado, passa a vida nas televisões, por vezes de manhã até à noite. Assim, se lhe dessem uma sempre facilitavam a vida ao esforçado televisivo.
Não conhecem? Trata-se daquele inefável senhor, rei do óbvio e do lugar comum, mas muito bem falante e adocicado, como se fosse nosso pároco, que nas horas vagas parece que é presidente da Câmara Municipal de Santarém!...

Etiquetas: , , , , , ,