sexta-feira, fevereiro 24, 2006

O EDUARDO NUNCA MORREU...


"Procuraste, caminhante, essas veredas ainda libertárias, na Ibéria.
Mas misturaste,na errância,a estrada larga com caminhos de formigas rastejantes.
Põe-te de pé, poeta !,nunca de joelhos, pois nem as virgens ouvem teus lamentos,atolado em lameiros como um verme.
Serve-te da verve que encontraste nos insurrectos cantos das tabernas e, reinadio,caminha,pois caminho,lá diz o outro,e com razão,se faz apenas caminhando. Não tenhas pena - alegria ! - mas proclama que é nesta terra amiga que ainda pode renascer a utopia."
(Eduardo Guerra Carneiro in "A Noiva das Astúrias")
(foto: TonecasPintassilgo)

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

ON AN ISLAND


Nos próximos dias 6 e 7 de Março será o lançamento mundial do novo CD do britânico David Gilmour: ON AN ISLAND.
David, talentoso e criativo guitarrista, compositor e produtor, é, desde 1968, a voz e a guitarra inconfundível dos Pink Floyd - nesse ano começou logo por tocar, compor e produzir partes do album "A Saucerful of Secrets". Desde então,para além das gravações e dos concertos com os Pink Floyd (o mais recente foi no LIVE 8, em 3 de Julho do ano passado, a que se juntou o "dissidente", afinal sempre "amigo", Roger Waters) David Gilmour conta com vários discos a solo, tendo, ainda, tocado e produzido trabalhos de músicos como Paul McCartney, Kate Bush ou Robert Wyatt.
Neste novíssimo ON AN ISLAND colaboram, por exemplo, Phil Manzanera (Roxy Music), o prestigiado compositor polaco Zbigniew Preisner, David Crosby, Graham Nash, Robert Wyatt, Caroline Dale, Allasdair Molloy, Jools Holland e Richard Wright.
Track Listings
1. Castellorizon
2. On An Island
3. The Blue
4. Take A Breath
5. Red Sky At Night
6. This Heaven
7. Then I Close My Eyes
8. Smile
9. A Pocketful Of Stones
10. Where We Start

From the Label
Gilmour's first new solo album since 1984's experimental About Face sees the Pink Floyd frontman return to the style of his 1978 debut, which is more in keeping with the classic Pink Floyd sound. Gilmour's trademark slow-tempo delivery is thankfully intact and his voice is on fine form throughout. The songs are largely excellent, particularly the title track and the intoxicating "Take A Breath".

terça-feira, fevereiro 21, 2006

(continuação de FÁCIL, AFINAL..)


Já agora, segundo foi publicado nos jornais, e nunca desmentido, sabiam que, por exemplo, o estádio de Leiria custou 80 milhões de euros, mas os próximos 20 anos serão assinalados por uma dívida de 600 mil euros, mais um milhão só em custos anuais de manutenção ?...
E que mesmo encostada ao estádio há uma escola, pequena, onde, pelos alunos não caberem todos...tem de haver dois turnos de aulas?...
E que, em Coimbra, o estádio será pago nos próximos 20 anos em "suaves prestações" de DOIS milhões de euros?...
E que o estadio de Braga custou mais 100 por cento que o previsto e só dá para a prática do "devorador" futebol?...
E que o estádio do Algarve, hoje paraíso de ervas daninhas, podridão, corujas e sem-abrigo, custou 66 milhões de euros e paga 600 mil euros anuais de dívidas à banca?...
E ainda vem o actual primeiro-minstro, o senhor Sócrates (um dos grandes responsáveis por esta escandalosa situação) pedir sacrifícios aos portugueses???!!!
E ainda irá patrocinar (e fazer-nos pagar) mais um centro de estágio, para a selecção de futebol, a construir em breve na zona de Évora ?..
E não há já Centros de Estágio que cheguem para as encomendas ? Já não servem os magníficos Centros do Sporting? do Benfica ? do FC Porto e muitos mais? Já não servem as unidades hoteleiras de Óbidos ou do Algarve??..
Incrível! Disto só se encontra nos Monty Python...
Mas lá tem graça !...

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

FÁCIL, AFINAL...


Os alunos do ensino secundário estão hoje (16.02.2006) em greve, porque, entre outras razões, andam revoltados com o estado de degradação a que chegaram muitas das escolas que todos os dias frequentam. E assim, nos noticiários televisivos desta tarde, foi um desfilar de soalhos apodrecidos e esventrados, janelas sem vidros, vidros sem janelas, recreios lamacentos, iluminação sem funcionar, aquecimentos inexistentes, telhados a cair, paredes a escorrer humidade, carteiras sem pernas, pernas sem carteiras...uma lástima !...
Mas afinal, Deus meu, há solução para tanta penúria!!
E tão simples, que brada aos céus como é que as brilhantes cabeças do governo (não sei se notam aquele olhar brilhante dos ministros e correlativos... o tal olhar que distingue as cabeças brilhantes, do governo, das restantes cabeças nacionais !..) ainda não se lembraram da coisa:
Aproveitam os DEZ novos estádios de futebol, construidos para o Euro/2004 (sob o grande impulso, ao tempo, do então ministro do XIV Governo Constitucional, senhor José Sócrates) e... passam a ser lá as aulas para milhares de alunos do secundário!..
Além disso, com aqueles fabulosos relvados, balneários, ginásios, piscinas, etc, o problema dos recreios (ou da falta deles, melhor dizendo...) ficava resolvido a preceito!..
Isso é que era um GRANDE GOLO!...
Fácil, afinal...